Discussão em alta tensão

4 11 2011

A construção de uma ciclovia de 9,4 km na Avenida Ipiranga, a principal via da região central de Porto Alegre, ganhou as manchetes dos jornais nesta semana. Tudo porque o secretário da Infraestrutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque, resolveu assustar a população, lembrando que boa parte da extensão da ciclovia ficará localizada entre uma linha de transmissão de alta tensão e uma tubulação subterrânea de gás natural. Com isso, os ciclistas estariam permanentemente expostos ao risco de morrerem eletrocutados ou carbonizados depois que uma fagulha da rede elétrica fizesse todo o gasoduto explodir.

Prontamente, o prefeito municipal, José Fortunati, rebateu as advertências, dizendo que todo dia milhares de carros passam por debaixo das linhas de alta tensão, que nunca tiveram problemas do gênero em mais de 40 anos de existência da rede de alta tensão. Foram inclusive citados documentos assinados por técnicos da Companhia Estadual de Energia Elétrica e da SulGás (empresa estadual responsável pela tubulação de gás natural) dizendo que, tomados os devidos cuidados, não haveria perigo em implantar a ciclovia no local. Inclusive, uma das faixas da própria avenida já passa debaixo das linhas, como mostra a imagem abaixo, extraída de um vídeo da entrevista com a engenheira Letícia Duarte, responsável pelo projeto.

Obra da ciclovia da Avenida Ipiranga. A seta indica a linha de alta tensão, cuja fiação passa sobre a via de automóveis.

Para entender a polêmica, é preciso considerar que Fortunati e Albuquerque encontram-se em campos opostos na disputa eleitoral pela prefeitura da capital em 2012. A polarização política, característica gaúcha, mais uma vez corre o risco de emperrar uma obra tão importante para a cidade.

Ouça aqui a entrevista do prefeito José Fortunati.

E aqui a entrevista do secretário Beto Albuquerque.

About these ads

Ações

Informação

Uma resposta

12 01 2012
É o enjambration-tion! «

[...] mais adequado para descrever a mais nova ideia de jerico na obra da ciclovia da Ipiranga. Depois da polêmica pela via ficar embaixo de uma linha de alta tensão e em cima de uma tubulação de gás n…, agora a discussão é em torno da proteção que será instalada ao lado do trajeto. O [...]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 214 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: