Cidadãos ajudam a planejar sistema de aluguel de bicicletas em Nova York

31 03 2012

Estação automatizada de retirada/devolução das bikes públicas de Nova York

Teve grande repercussão na semana que passou a notícia de que Porto Alegre estuda implantar um sistema de aluguel compartilhado de bicicletas, aos moldes daqueles já existentes em Paris, Barcelona, Dublin, Londres, Rio de Janeiro e mais uma penca de outras cidades pelo mundo. Nos Estados Unidos, Nova York pretende estrear o seu sistema em meados de 2012. Para auxiliar no planejamento, o Departamento de Transportes (DOT) convidou a sociedade a participar, sugerindo, por exemplo, a localização de estações de retirada/devolução e até o próprio projeto das bikes a serem usadas.

Porto Alegre tem um reconhecido histórico de participação popular nas decisões de políticas públicas, e nos últimos anos tem visto um enorme envolvimento na causa do cicloativismo. Por enquanto, a comunidade ainda não foi convidada a participar do planejamento do sistema (que eu saiba), mas garanto que tem muita gente boa, propositiva e comprometida com a cidade que aceitaria o convite sem pestanejar.

Pensei num exemplo: dois dos principais empecilhos para o maior uso de bicicletas em Porto Alegre são o calor no verão e a presença de subidas em algumas regiões. Para minimizar esses problemas, as bicicletas poderiam ter um sistema de apoio elétrico, incluindo freios regenerativos e uma bateria integrada ao quadro. As estações de retirada contariam com painéis solares, que seriam mais eficientes justamente nos dias de sol mais forte, e que recarregariam as baterias das bikes enquanto elas estivessem estacionadas ali. Tudo isso com tecnologia e know-how nacionais, que tal?

Enquanto isso não acontece, podemos ver no vídeo abaixo como o sistema de Nova York funcionará.

Página oficial do NYCityBikeShare.

About these ads

Ações

Informação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 214 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: